top of page

A sua comunicação é eficaz?

  • Thaise Schweitzer
  • 6 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

A capacidade de comunicação é inerente aos seres humanos. Porém, comunicar-se de maneira clara e objetiva, visando a possibilidade de desviar ou minimizar os ruídos de comunicação, já é uma outra história.

De acordo com o dicionário Michaelis, comunicação vêm do latim communicatione, e significa “ação, efeito ou meio de comunicar; processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de sujeito para sujeito, tornando possível a interação social”. Portanto, é a partir desta ferramenta que obtemos uma troca mútua e de desenvolvimento.


Porém, a comunicação somente é bem sucedida se ocorrer um outro processo. Esse processo chama-se, interpretação. E não é qualquer interpretação! A comunicação é eficaz quando a mensagem dita é bem entendida pelo receptor, sem que haja nenhum tipo de má interpretação. Nesse sentido, é preciso que o emissor, transmita sua mensagem de forma clara e objetiva.


Então! Já parou para refletir se as mensagens ditas por você estão efetivamente objetivas? Pensou no modo que trasmite suas mensagens? Tom de voz, palavras, maneira como se expressa.. essas características influenciam fortemente numa boa comunicação, seja na vida profissional, pessoal...


Conforme ilustra o vídeo acima, muitas vezes nos pegamos repetindo mensagens ou então, fragmentando somente o que interessa ou até dando um novo significado, tornando a ação de comunicar-se uma grande confusão, em que a mensagem a ser repassada não atinge o objetivo pretendido.


A partir disto, é possível compreender, que cada sujeito tem a sua própria construção de significados, sendo ela influenciada por uma carga cultural adquirida por toda sua vida. Melhor dizendo, os sujeitos são “diferentes”, e portanto pensam e agem de modo singular! Viva a subjetividade! Por consequência, a forma de expressão, escolha de palavras ou meio utilizado para comunicar-se, influencia o modo como o ouvinte interpretará a mensagem recebida. É conveniente, apreender quem é o seu receptor!


Para ampliar a reflexão, recomendo a leitura da matéria “Quer se comunicar melhor? Aprenda a ouvir” da Revista Exame, no link: http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/37/noticias/quer-se-comunicar-melhor-aprenda-a-ouvir. A matéria percorre uma outra vertente: ouvir de forma mais ampla, ouvir sem ter que imediatamente dar uma resposta, ouvir sem julgar, principalmente a nós mesmos.

 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

Contato

Telefone: (48) 9908-9902

thaiseschweitzer@gmail.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

© 2015 por Thaise Schweitzer. Apoio de Wix.com

bottom of page